Adega Regional Passos Perdidos


5000-781 VILARINHO DA SAMARDA







O Restaurante Passos Perdidos é um Restaurante carismático, está localizado numa aldeia perdida no meio das serras, ganhou fama à custa de um levantamento incansável e exaustivo dos pratos da região, já em risco de cair no esquecimento.
Inaugurado em 1996, ocupa parte de uma antiga casa rural, em Vilarinho da Samardã, e no seu interior é preservada a memória do escritor Camilo Castelo Branco, que aqui viveu, e como ele nos disse através da sua escrita... “os anos mais felizes da minha juventude”.
O Restaurante Passos Perdidos dedica-se á cozinha Regional, com aromas e sabores tÃpicos da Cozinha Transmontana. De decoração rústica e ambiente confortável.
As refeições são antecedidas por um cesto de entradas que inclui enchidos, azeitonas, queijo de ovelha e pão de milho migado com moura e couves.
Nos pratos principais vale a pena experimentar os milhos com Carne de Porco de Vinha D'Alhos – prato premiado num Concurso Nacional de Gastronomia com o 1.º prémio –; o Charrisco de Vitela Maronesa acompanhado por um Arroz de Castanhas; o Bacalhau com Broa regado com azeite e, ainda, o Cabritinho Assado no Forno.
As sobremesas, servidas em bandeja, são variadas e de confecção própria, de salientar os doces regionais de cereja, abóbora e figo, podendo ser acompanhados do delicioso queijo de cabra.
Foi em Vilarinho de Samardã que Camilo Castelo Branco passou dias felizes da sua vida – de 1839 a 1841 – nos tempos em que sua irmã D. Carolina ali casou com o médico Dr. Francisco José de Azevedo. Para além de Camilo, também outras personalidades valorizaram o nome da freguesia como os sobrinhos daquele António e José Azevedo de Castelo Branco, distintos escritores e polÃticos. Bem como o Padre António de Azevedo, tio destes e Mestre de Camilo.
Vila Real e a bela região de Trás-os-Montes, com as suas magnÃficas paisagens, cultura e tradições, é também muito rica em Gastronomia. Aqui em Vilarinho da Samardã e principalmente no Restaurante Passos Perdidos damos valor e tentamos preservar todas estas tradições.
Venha conhecer-nos.
Até breve!
veja mais